Hoje em dia, para se ter uma empresa de sucesso, é preciso estar constantemente conectado às novidades do mercado. Com o varejo, isso se torna ainda mais essencial, pois é um segmento que interage diretamente com diversos públicos. Não à toa, a ascensão de empresas do tipo retailtech é cada vez maior.
Especialmente durante e após a pandemia, varejistas passaram a sentir na pele como deixar a tecnologia de lado é nocivo para o bem-estar de empresas. Por isso, saber o que é uma retailtech e investir no tipo de serviço que essas empresas oferecem é essencial para quem busca sucesso no ramo. Entenda melhor a seguir!
O que é uma retailtech?
Retailtech é um tipo de empresa especializada em tecnologias para o setor de varejo. Em inglês, o nome significa exatamente isso: retail é varejo, tech é tecnologia. É um segmento novo, mas que promete trazer grandes modificações positivas para outro que acompanha a humanidade há milênios.
Essas empresas são caracterizadas por serem startups da modalidade tech, ou seja, que têm foco principal em tecnologia. No Brasil, o tipo mais conhecido são as fintechs, cujo foco é o mercado financeiro. O Nubank é um exemplo clássico desse nicho.
No entanto, diferentemente do que costuma acontecer com as fintechs, uma retailtech não age diretamente como varejista. O foco dela é oferecer serviços e sistemas tecnológicos para empresas de varejo implementarem internamente.
Dessa maneira, esse tipo de startup cria, desenvolve e aplica soluções para que empresas do varejo possam contar cada vez mais com a tecnologia no dia a dia. Não é uma tarefa fácil, afinal, esse segmento é extremamente tradicional. Porém, sem inovação, gigantes também podem ficar para trás.
Por que retailtechs são necessárias?
Segundo o levantamento feito pela Associação Brasileira de Startups em parceria com a Deloitte, 36,6% das retailtechs brasileiras surgiram entre 2020 e 2021. Isso não é por acaso — o período de pandemia do COVID-19 foi decisivo para uma série de empresas, inclusive as do varejo.
Sem investimento em tecnologia, nenhuma delas conseguiria sobreviver durante o período de quarentena. Isso porque, com o fechamento provisório dos pontos físicos, as versões on-line das lojas não só deveriam estar bem estruturadas, como também prontas para receber um volume ainda maior de visitas e pedidos.
Além disso, mostrar diferenciais em comparação a outras lojas on-line era essencial para se destacar. Isso se faz por meio de diversas frentes, mas sem a união de varejo e tecnologia é impossível que o trabalho dessas frentes seja traduzido de maneira satisfatória para os clientes.
Dados ainda da época da pandemia diziam que 88% dos brasileiros já faziam compras on-line. Por isso, sem uma boa estrutura para comportar esses clientes, eles podem acabar escolhendo outras opções para fazer negócio.
Serviços oferecidos por retailtechs
Agora que você já sabe o que significa retailtech e que esse tipo de empresa é essencial para o varejo hoje, é hora de conhecer todas as possibilidades que elas podem oferecer. Assim, se você tem ou planeja ter o próprio negócio varejista, pode entender onde vale a pena investir para alavancar suas vendas.
AI
A inteligência artificial já é uma realidade na vida de diversas pessoas. Todos os dias, contamos com esse tipo de tecnologia para nos ajudar a resolver tarefas e até mesmo sugerir conteúdos para consumo.
Por isso, ter uma loja que é capaz de entender os hábitos de consumo dos clientes e oferecer outros tipos de bens ou serviços para eles é uma grande oportunidade. Além disso, a inteligência artificial pode ser capaz de ajudar em outros âmbitos, como em conversas do SAC.
Big Data
A Indústria 4.0 é altamente baseada na capacidade de empresas de obter resultados e saber analisá-los. Assim, é possível entender onde há espaço para melhora e quais processos precisam ser ajustados para um aproveitamento mais positivo de recursos.
Logística
Ter um bom sistema de logística é essencial para qualquer empresa de varejo, no entanto, com o crescimento do e-commerce, se torna duplamente importante. Isso porque agora o caminho da compra da loja até o consumidor também se torna uma preocupação.
Investir em boas tecnologias que vão garantir uma logística com o mínimo de engasgos possíveis é um dos pilares de um bom serviço de bens. Isso vai facilitar o trabalho dos colaboradores e aumentar a satisfação dos clientes.
Pagamento
A tecnologia no varejo não pode deixar de lado as soluções de pagamento, é claro. Com um bom sistema de pagamento, seguro e rápido, clientes conseguem concluir a compra com fluidez e os processos se tornam mais simples para todos.
Esteja por dentro do mundo do e-commerce com a ComSchool!
Saber o que é uma retailtech é só o primeiro passo para ficar por dentro do mundo do e-commerce, que muda constantemente. Para se manter sempre atualizado e se tornar um especialista no assunto, não deixe de conhecer os cursos da ComSchool! Aqui, você aprende com quem está com a mão na massa.
Comments