top of page

Como melhorar a sustentabilidade no e-commerce?

A sustentabilidade e-commerce é alvo de uma atenção crescente à medida que consumidores de diferentes perfis e nichos se tornam cada vez mais conscientes a respeito de impactos de suas compras online. 


Para se ter uma ideia, um estudo feito em parceria com a consultoria McKinsey indica que 60% das pessoas aceitariam pagar mais por um produto com embalagem sustentável. Já um levantamento da Kantar aponta que o número de clientes comprometidos com esse assunto deve chegar a 49% mundialmente até 2027.


Sustentabilidade no Ecommerce

O seu e-commerce está atento a esse tema? Se quiser algumas sugestões de como se aproximar de uma atuação mais sustentável, este artigo pode ajudar. Confira!


Promova produtos sustentáveis

Oferecer produtos sustentáveis não só atende a essa demanda crescente, mas também permite a promoção de uma mudança positiva em direção a práticas de consumo mais responsáveis.



Para estimular o uso desses produtos, algumas opções são:


Destaque o uso de materiais responsáveis nos itens à venda

Produtos sustentáveis muitas vezes são feitos de materiais responsáveis, como orgânicos, reciclados ou renováveis. Isso inclui roupas criadas a partir de algodão orgânico e itens de papelaria fabricados com papel reciclado, por exemplo. 


Essas são informações que podem constar tanto na descrição dos itens à venda nas páginas do e-commerce como em um e-mail marketing, por exemplo. Inclusive, é possível aprender detalhes sobre esse meio de comunicação no curso de e-mail marketing da ComSchool


Reforce a redução do impacto ambiental

Produtos sustentáveis são projetados para minimizar seu impacto ambiental ao longo de seu ciclo de vida. Isso pode incluir a redução do consumo de água e energia durante a produção, a minimização de resíduos e emissões durante o transporte e a disposição final responsável ao final da vida útil do produto.


Essas são informações que vale a pena reforçar sempre que possível. Ainda mais se houver uma certificação ou selo ambiental que ateste esses fatos. 


Mencione a durabilidade

Produtos sustentáveis são frequentemente projetados para serem duráveis e de alta qualidade, o que prolonga sua vida útil e reduz a necessidade de substituição frequente. Isso não só reduz o desperdício, mas também economiza dinheiro para os consumidores a longo prazo.


Então, destacar esse aspecto também é um modo de mostrar que o seu e-commerce está atento aos cuidados com a preservação do meio ambiente, por exemplo.


Desenvolva uma logística eficiente para melhorar a sustentabilidade no e-commerce


Uma logística eficiente não apenas melhora a experiência do cliente, mas também pode reduzir significativamente o impacto ambiental das operações de comércio eletrônico. 


É algo positivo investir em veículos menos poluentes para as entregas, quando possível, e optar por modelos que permitam o uso eficiente do espaço interno para acomodar as cargas da melhor maneira. 


Além disso, o ideal é implementar programas de entrega agrupada que combinem várias encomendas de diferentes clientes em uma única rota de entrega. Isso reduz o número de veículos nas estradas e ajuda a diminuir as emissões associadas ao transporte de mercadorias.


Outras oportunidades para frisar a sustentabilidade e-commerce são:


  • Invista em programas de reciclagem tanto na própria empresa como para os clientes. Sempre que possível, ofereça incentivos para que os consumidores participem de ações com impacto socioambiental.

  • Aborde com transparência as práticas sustentáveis do seu negócio, compartilhando informações sobre os esforços adotados em busca de reduzir o impacto ambiental do e-commerce.

  • Ajude a educar os clientes sobre a importância da sustentabilidade e como eles podem fazer escolhas mais conscientes ao fazer compras online.

  • Crie embalagens sustentáveis, como caixas de papelão recicladas, enchimentos biodegradáveis ou embalagens compostáveis, para o transporte do material.

  • Minimize o uso de plástico e materiais não recicláveis em suas embalagens, optando por opções mais amigáveis ao meio ambiente.

  • Estabeleça parcerias com organizações ambientais ou outras sem fins lucrativos dedicadas à sustentabilidade para apoiar projetos e iniciativas relevantes.

  • Dedique uma parte de suas vendas para causas ambientais em ações pontuais, por exemplo, ou faça doações para programas de conservação e proteção do meio ambiente.


Para companhias que estão em dúvida sobre como desenvolver estratégias eficientes para a logística mais sustentável, o curso de logística para e-commerce da ComSchool pode ser um importante auxílio.


Todas essas ações, além de serem muito importantes para aumentar o trabalho do e-commerce a respeito do cuidado com o meio ambiente e a sociedade como um todo, servem como apoio para aumentar a conscientização da população a respeito da sustentabilidade. 



Precisa de auxílio para gerenciar melhor todas as rotinas do seu negócio? O curso de Gerente de Ecommerce 4.0 pode ser bastante útil. Inclusive, ele aborda como é importante se orientar por dados para tomar decisões, o que é essencial para quem quer atingir a sustentabilidade e-commerce. Vale a pena conferir!


bottom of page