A sustentabilidade e-commerce é alvo de uma atenção crescente à medida que consumidores de diferentes perfis e nichos se tornam cada vez mais conscientes a respeito de impactos de suas compras online.
Para se ter uma ideia, um estudo feito em parceria com a consultoria McKinsey indica que 60% das pessoas aceitariam pagar mais por um produto com embalagem sustentável. Já um levantamento da Kantar aponta que o número de clientes comprometidos com esse assunto deve chegar a 49% mundialmente até 2027.
O seu e-commerce está atento a esse tema? Se quiser algumas sugestões de como se aproximar de uma atuação mais sustentável, este artigo pode ajudar. Confira!
Promova produtos sustentáveis
Oferecer produtos sustentáveis não só atende a essa demanda crescente, mas também permite a promoção de uma mudança positiva em direção a práticas de consumo mais responsáveis.
Para estimular o uso desses produtos, algumas opções são:
Destaque o uso de materiais responsáveis nos itens à venda
Produtos sustentáveis muitas vezes são feitos de materiais responsáveis, como orgânicos, reciclados ou renováveis. Isso inclui roupas criadas a partir de algodão orgânico e itens de papelaria fabricados com papel reciclado, por exemplo.
Essas são informações que podem constar tanto na descrição dos itens à venda nas páginas do e-commerce como em um e-mail marketing, por exemplo. Inclusive, é possível aprender detalhes sobre esse meio de comunicação no curso de e-mail marketing da ComSchool.
Reforce a redução do impacto ambiental
Produtos sustentáveis são projetados para minimizar seu impacto ambiental ao longo de seu ciclo de vida. Isso pode incluir a redução do consumo de água e energia durante a produção, a minimização de resíduos e emissões durante o transporte e a disposição final responsável ao final da vida útil do produto.
Essas são informações que vale a pena reforçar sempre que possível. Ainda mais se houver uma certificação ou selo ambiental que ateste esses fatos.
Mencione a durabilidade
Produtos sustentáveis são frequentemente projetados para serem duráveis e de alta qualidade, o que prolonga sua vida útil e reduz a necessidade de substituição frequente. Isso não só reduz o desperdício, mas também economiza dinheiro para os consumidores a longo prazo.
Então, destacar esse aspecto também é um modo de mostrar que o seu e-commerce está atento aos cuidados com a preservação do meio ambiente, por exemplo.
Desenvolva uma logística eficiente para melhorar a sustentabilidade no e-commerce
Uma logística eficiente não apenas melhora a experiência do cliente, mas também pode reduzir significativamente o impacto ambiental das operações de comércio eletrônico.
É algo positivo investir em veículos menos poluentes para as entregas, quando possível, e optar por modelos que permitam o uso eficiente do espaço interno para acomodar as cargas da melhor maneira.
Além disso, o ideal é implementar programas de entrega agrupada que combinem várias encomendas de diferentes clientes em uma única rota de entrega. Isso reduz o número de veículos nas estradas e ajuda a diminuir as emissões associadas ao transporte de mercadorias.
Outras oportunidades para frisar a sustentabilidade e-commerce são:
Invista em programas de reciclagem tanto na própria empresa como para os clientes. Sempre que possível, ofereça incentivos para que os consumidores participem de ações com impacto socioambiental.
Aborde com transparência as práticas sustentáveis do seu negócio, compartilhando informações sobre os esforços adotados em busca de reduzir o impacto ambiental do e-commerce.
Ajude a educar os clientes sobre a importância da sustentabilidade e como eles podem fazer escolhas mais conscientes ao fazer compras online.
Crie embalagens sustentáveis, como caixas de papelão recicladas, enchimentos biodegradáveis ou embalagens compostáveis, para o transporte do material.
Minimize o uso de plástico e materiais não recicláveis em suas embalagens, optando por opções mais amigáveis ao meio ambiente.
Estabeleça parcerias com organizações ambientais ou outras sem fins lucrativos dedicadas à sustentabilidade para apoiar projetos e iniciativas relevantes.
Dedique uma parte de suas vendas para causas ambientais em ações pontuais, por exemplo, ou faça doações para programas de conservação e proteção do meio ambiente.
Para companhias que estão em dúvida sobre como desenvolver estratégias eficientes para a logística mais sustentável, o curso de logística para e-commerce da ComSchool pode ser um importante auxílio.
Todas essas ações, além de serem muito importantes para aumentar o trabalho do e-commerce a respeito do cuidado com o meio ambiente e a sociedade como um todo, servem como apoio para aumentar a conscientização da população a respeito da sustentabilidade.
Precisa de auxílio para gerenciar melhor todas as rotinas do seu negócio? O curso de Gerente de Ecommerce 4.0 pode ser bastante útil. Inclusive, ele aborda como é importante se orientar por dados para tomar decisões, o que é essencial para quem quer atingir a sustentabilidade e-commerce. Vale a pena conferir!
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