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Empreendedorismo digital: dicas para criar seu próprio negócio na internet

Quanto mais a internet se fortalece como um dos principais meios de comunicação do planeta, mais vemos oportunidades crescerem dentro dela. Especialmente após a pandemia do COVID-19, o empreendedorismo digital ganhou força e se tornou a principal fonte de renda para muitas pessoas.

No entanto, se engana quem pensa que esse é um mercado fácil de se inserir. A acessibilidade e a instantaneidade da internet exigem muito de um negócio virtual para que ele possa dar certo e se manter relevante. Se você quer criar uma marca digital, continue a leitura! A ComSchool separou algumas dicas valiosas.

Por que abrir uma marca digital?

A primeira coisa que muitas pessoas se perguntam ao cogitarem a ideia do empreendedorismo digital está ligada às vantagens que esse tipo de negócio pode oferecer. Pessoas que ainda não têm muito contato com a internet, em especial, tendem a duvidar que essa opção seja melhor que opções clássicas, como as lojas físicas.

A questão, na verdade, não está em escolher qual é a melhor opção, e sim qual é a mais viável e benéfica para você. Muitas pessoas, inclusive, fazem a transição de um para o outro: começam na internet, se expandem para locais físicos e vice-versa.

Enquanto a opção híbrida pode ser muito vantajosa, muitas vezes ela não é possível. É aí que fazer um bom trabalho para vender na Internet tem a possibilidade de alavancar o seu negócio. Algumas dos benefícios que podemos citar são:

  1. investimento inicial menor;

  2. maior possibilidade de exposição;

  3. diversas plataformas à disposição;

  4. flexibilidade de horários;

  5. disponibilidade de clientela.

Do que um empreendedor digital precisa?

Mesmo com todas essas vantagens que ter uma loja virtual apresenta, como falamos anteriormente, esse não é um mercado fácil. Muitas pessoas já perceberam como investir em marcas digitais pode ser lucrativo, por isso, muitos empreendedores já estão ativos nas plataformas sociais.

Além disso, muitas empresas já consagradas e conhecidas pelo público também estão no meio digital. É por isso que, para vender na internet, você precisa estar preparado para criar estratégias que destaquem a sua marca.

O primeiro passo para isso é se capacitar para empreender, ou seja, saber o que você tem que fazer e quais ferramentas você vai utilizar para isso. Dessa maneira, equipar-se com cursos e conhecimento de outros empreendedores será a sua principal carta na manga no começo da sua nova carreira.

Por isso, cursos que te ensinem sobre empreendedorismo digital, como usar redes sociais, analisar resultados e outros temas relevantes para a sua área de atuação são uma ótima maneira de dar o pontapé inicial. Seguir pessoas influentes do ramo nas redes sociais também pode te ensinar muito!

Outro ponto de importância é tornar-se uma pessoa jurídica. Criando o seu CNPJ, você terá acesso à emissão de nota fiscal, empréstimos empresariais e, claro, estará regulamentado pela Receita Federal. Além disso, lojas com CNPJ passam mais credibilidade e segurança para possíveis e atuais clientes.

Por onde começar a investir?

Agora que você já está preparado para começar a sua jornada no empreendedorismo digital, é hora de colocar a mão na massa. A seguir estão algumas dicas para você considerar ao abrir o seu negócio na internet que podem te ajudar a se destacar entre a concorrência.

Escolha um bom marketplace

A maioria das pessoas prefere abrir um e-commerce utilizando um marketplace. Isso significa que você utilizará uma plataforma terceira para vender seus produtos, e a plataforma irá cobrar uma comissão em cima de cada venda. Isso varia de site para site, por isso, é importante pesquisar bastante antes de escolher.

Crie uma identidade visual

Uma das coisas mais importantes na hora de criar uma marca é desenhar uma identidade visual coesa para ela. Por isso, investir em um bom serviço de design vai fazer toda a diferença para o seu negócio. Esteja presente durante o processo e entenda a fundo como aplicar os designs à sua comunicação.

Seja organizado

A gestão de tempo é algo fundamental para quem tem um negócio on-line, especialmente para as pessoas que trabalham sozinhas. Tenha seus horários bem detalhados em uma agenda ou em um aplicativo de organização pessoal e anote todas as tarefas que precisam ser feitas para não se perder no fluxo de trabalho.

Saiba onde estar

Escolha sabiamente as redes sociais onde vai atuar, de acordo com o seu público-alvo. Concentrar seus esforços em uma ou duas plataformas vai facilitar o seu trabalho e ajudá-lo a economizar dinheiro, reduzindo o investimento com anúncios.

Utilize as redes ao seu favor

Ainda no tópico de redes sociais, sempre utilize as funcionalidades que as plataformas te oferecem ao seu favor. Anúncios, publicações em parceria, interações com clientes, análises de visitas, etc. Conheça bem onde a sua marca está para fazer o melhor proveito possível.

Torne-se um empreendedor digital com a ComSchool!

Quer se tornar um verdadeiro empreendedor do mundo digital? Então, não perca tempo e conheça já os cursos que a ComSchool oferece! Assim, você estará preparado para aplicar seus conhecimentos em seu futuro negócio e se destacar no mercado!

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