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O que é chatbot? Descubra como utilizar em sua empresa

Oferecer um atendimento personalizado e de qualidade ao cliente é um dos pilares no relacionamento com o público-alvo de uma empresa. Para isso, investir em ferramentas automatizadas e inteligências artificiais pode otimizar esse processo e solucionar problemas de forma ágil. Pensando nisso, você sabe o que é chatbot?

Provavelmente você já teve contato com essa ferramenta ao navegar em um site na internet e observar um pop-up com uma mensagem oferecendo ajuda. Os chatbots geralmente possuem a aparência de um bate-papo de aplicativo e são voltados para solucionar problemas simples por meio de uma linguagem natural com o usuário.

Para que você compreenda o que é chatbot e as principais funcionalidades dessa ferramenta, preparamos um conteúdo com informações indispensáveis sobre o tema. Dessa forma, você saberá avaliar a necessidade de implementar a inteligência artificial em seu site e proporcionará um atendimento mais eficaz.

O que é?

Mas afinal, o que é chatbot? Os chatbots são programas de computador que simulam atendentes nos chats (bate-papos) dos sites. São programados com inteligência artificial para “entender a pergunta” e dar a melhor resposta possível, conforme o que consta em seu banco de dados.

Dessa forma, com esse programa automatizado de bate-papo, é possível proporcionar ao cliente de sua empresa um atendimento ágil. Para uma plataforma como essa oferecer a solução que o usuário precisa, é necessário que ela entenda a mensagem enviada e faça a interpretação com base nas diretrizes registradas.

Além disso, conforme eles interagem com os humanos, começam a aprender mais sobre o atendimento e o que as pessoas mais precisam saber, tornando a experiência ainda melhor para o cliente. Essa tecnologia é conhecida como machine learning e proporciona a otimização constante do chatbot.


Como escolher um chatbot?

Conforme o estudo Chatbot Survey 2017, 75% das empresas que participaram da pesquisa pretendiam utilizar um chatbot. Entretanto, 90% dos desenvolvedores entrevistados disseram que os empresários não têm conhecimento sobre o assunto, o que dificulta sua implementação.

Trazer a empresa para a era da transformação digital exige um pensamento disruptivo e, com isso, tornar o negócio ainda mais competitivo e diferente no mercado. Essas ferramentas são utilizadas para melhorar a capacidade de uma inteligência artificial e facilitar cada vez mais a navegabilidade do usuário.

Tipos de chatbot

Além de saber o que é chatbot, é importante compreender as diversas funções que a inteligência artificial oferece e, principalmente, como a ferramenta pode auxiliar no gerenciamento do negócio. Conforme sua finalidade, os chatbots podem se apresentar em dois diferentes formatos.

O chatbot por regras realiza um atendimento de primeiro nível e automatiza essa etapa utilizando scripts do call center para ter a mesma linguagem dos atendentes humanos, com base em informações.

Já o chatbot com IA (inteligência artificial) tem a capacidade de interpretar as mensagens do usuário. Assim, ele aprende nossa linguagem para procurar as soluções adequadas para os visitantes do site. Em alguns casos, o chatbot inteligente consegue simular conversas complexas e gerar soluções eficazes.

Como usar o chatbot em sua empresa?

As aplicações dos chatbots são diversas, devido à inteligência artificial e à machine learning. Mas de quais formas podemos utilizar essa ferramenta em um site? Confira abaixo as principais:

  1. e-commerce: as lojas virtuais podem utilizar chatbots para responder dúvidas sobre os produtos e até mesmo fechar vendas;

  2. marketing e vendas: outra função que pode ser explorada é a de divulgar campanhas oferecendo um diálogo que envolverá o cliente para que ele adquira o produto ou serviço;

  3. agendamento e reservas: muito importante para consultórios, restaurantes, etc. Podem fazer agendamentos e reservas e atualizar a agenda das empresas automaticamente;

  4. educação: utiliza o conteúdo do curso para conversar com os alunos sobre temas específicos das disciplinas;

  5. geração de leads: retenção do visitante por meio de diálogo e captação dos dados para repassar à equipe comercial, que entrará em contato com lead tendo mais informações.

Com a difusão de tecnologias, se tornou ainda mais fácil criar um chatbot para um site ou e-commerce. Porém, esse processo requer alguns requisitos para funcionar de forma adequada. Para isso, o empreendedor deve planejar a implementação da ferramenta de acordo com o tipo de solução que deseja oferecer.

Sendo assim, é preciso disponibilizar no site uma plataforma de mensagens que seja intuitiva para o usuário. Assim, a navegabilidade se torna mais fácil e descomplicada, podendo resolver problemas complexos sem a necessidade de um suporte especializado ou atendimento humano.

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