O que é Gestão Comercial? Embora essencial para o sucesso de qualquer negócio, esse termo ainda causa um pouco de confusão, ainda mais quando está no contexto do e-commerce, quando adquire nuances e desafios específicos que precisam ser compreendidos e bem administrados. Só assim é possível buscar operações comerciais online que sejam eficientes, lucrativas e sustentáveis.
Quer compreender melhor esse tema para aplicá-lo em seu trabalho? Este artigo traz informações que podem ser interessantes.
O que é Gestão Comercial?
Basicamente, a gestão comercial é um conjunto de práticas, estratégias e técnicas que servem para otimizar processos de vendas e relações com os clientes. O objetivo principal é maximizar os resultados financeiros da empresa. Ela envolve:
Planejamento de vendas
A gestão comercial demanda definir metas e objetivos de vendas, além de estratégias para alcançá-los. Envolve ainda a análise de mercado, segmentação de clientes e previsão de vendas.
Gestão de Relacionamento com Clientes, ou CRM
Esse conceito também engloba utilizar sistemas e estratégias para gerenciar e analisar interações com clientes, melhorar o atendimento e aumentar a fidelidade.
Análise de mercado
A gestão comercial contempla ainda o estudo das condições de mercado, concorrência, tendências e comportamentos de consumo para identificar oportunidades e ameaças.
Desenvolvimento de produtos
Quem quer fazer uma boa gestão nesse sentido precisa ter atenção para identificar necessidades e desejos de clientes a fim de ajustar ou desenvolver produtos e serviços que atendam a essas demandas.
Essas são apenas algumas das principais questões contempladas por esse conceito, que também pensa política de preços, promoção de produtos e gestão da equipe de vendas.
A gestão comercial no e-commerce
No e-commerce, ela é essencial para navegar em um ambiente altamente dinâmico e competitivo. As funções convencionais da gestão comercial se adaptam às especificidades do comércio eletrônico. Sendo assim, novas habilidades e conhecimentos se tornam necessários.
Por exemplo, o planejamento de vendas é essencial para lidar com a volatilidade do mercado online. A análise de dados de vendas, comportamento de navegação dos usuários e tendências de busca são fundamentais para prever a demanda e ajustar estratégias. Ferramentas de analytics e big data são frequentemente utilizadas para este fim.
Além disso, no caso do CRM, ele deve contribuir para personalizar a experiência de compra recomendando produtos com base em histórico de compras e comportamento de navegação.
Alguns dos outros diferenciais da gestão comercial no e-commerce são:
Análise de mercado
A análise de mercado no e-commerce recorre de modo intensivo aos dados. Ferramentas como Google Analytics, SEMrush e outras são usadas para monitorar a concorrência, identificar palavras-chave de alto valor e entender as tendências de busca dos consumidores.
A análise de sentimento nas redes sociais e avaliações de produtos também é capaz de fornecer insights valiosos sobre a percepção dos clientes.
Desenvolvimento de produtos
No e-commerce, o desenvolvimento de produtos é agilizado pelo feedback imediato dos clientes. Avaliações, comentários e dados de vendas propiciam informações que podem ser usadas para ajustar itens existentes ou desenvolver novos que atendam melhor às necessidades dos consumidores.
Política de preços
A política de preços no e-commerce precisa ser extremamente competitiva. Por outro lado, é necessário se atentar ao ponto de breakeven, que determina se a sua empresa está com lucro ou prejuízo, basicamente.
Nesse cenário, investir em tecnologia se faz imprescindível. Ferramentas de monitoramento de preços ajudam a acompanhar os preços dos concorrentes em tempo real e ajustar automaticamente os seus para manter a competitividade do modo ideal.
Esse é um assunto que demanda tanta atenção e se coloca como tão necessário para o sucesso de um negócio que é abordado no Curso de Gestão Comercial para E-commerce da ComSchool, entre outros temas. Outros
Desafios da gestão comercial no e-commerce
A gestão comercial no e-commerce enfrenta uma série de desafios únicos. Um deles é que a concorrência é bastante agressiva nos meios digitais, o que demanda um grande esforço para se destacar.
Além disso, cada vez mais os consumidores esperam uma experiência de compra rápida, fácil e personalizada. Atender a essas expectativas exige investimento em tecnologia e inovação.
Outro ponto importante é o gerenciamento da logística de entrega. Atrasos ou erros tendem a prejudicar a reputação da empresa, dado que as reclamações de clientes ficam bem expostas online.
Soma-se a tudo isso o fato de que a tecnologia não para de evoluir, transformando constantemente o mercado. Então, quem quer vender em meios digitais precisa ser ágil e adaptável.
Agora que você já sabe o que é Gestão Comercial e as características específicas dela para o e-commerce, já pode se inscrever no Curso de Gestão Comercial da ComSchool para desenvolver melhor as suas estratégias.
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