Por que muitos varejistas estão transformando suas lojas virtuais em marketplaces?
Atualmente há uma corrida das lojas virtuais em se tornarem marketplaces. Mas do que se trata este termo?
O marketplace é um conjunto de lojas reunidas no mesmo local, seja no mundo físico ou na Internet, que se aproveitam do tráfego comum de compradores.
O marketplace pode ser genérico, onde as lojas vendem produtos e ou serviços de diversos segmentos. Há também os marketplaces de nicho, onde as lojas vendem produtos e ou serviços de algum segmento específico.
Conheça as vantagens
As vantagens dos Marketplaces do ponto de vista dos varejistas, são:
Os vendedores podem ter uma loja virtual custo muito baixo (não precisam contratar uma plataforma).
Os marketplaces segmentados, ou de nichos, tem altas taxas de conversão.
Os varejistas conseguem oferecer milhares de produtos em um só lugar, sem precisar aumentar sua armazenagem e operação logística, pois cada vendedor faz a sua entrega.
O gestor do marketplace ganha na intermediação das vendas, não precisa ter loja e estoque físico, ou seja, seus custos operacionais são muito menores que uma loja virtual.
Os próprios vendedores ajudam a divulgar o marketplace e com isso gerar mais tráfego compartilhado com outros lojistas.
Os custos das campanhas de marketing digital podem ser dividida entre os diversos lojistas do marketplace.
A concentração de muitas lojas de um mesmo segmento, no mesmo lugar, atrai mais visitas pelo boca-a-boca nas redes sociais.
Os visitantes têm mais confiança nas lojas e consequentemente compram mais
É comprovado que no e-commerce, os compradores têm maior frequência de compra e tíquete médio do que no mundo físico.
Você sabia que é possível criar o seu marketplace? A SM Places é uma plataforma de marketplaces que pode ser configurada facilmente, sem necessidade de conhecimentos técnicos avançados.
Se você conhece bem algum segmento, essa é uma oportunidade para ser dono de um marketplace de nicho. A SM Places pode ser usada para marketplaces de serviços, B2B, B2C, C2C ou com geolocalização.
A plataforma tem custo bem acessível e já faz o que chamamos de “split de pagamentos”, ou seja, divide o pagamento recebido pelo marketplace, enviando parte para o vendedor e parte para o gestor do marketplace (comissão).
Se você quiser saber mais sobre gestão de marketplaces, conheça o curso de Gestão de Marketplaces da ComSchool. O curso ensina técnicas e segredos para se tornar um marketplace de sucesso e pode ser feito presencial ou à distância.
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