Hoje em dia, muitas pessoas pensam em expandir seus negócios na internet. Contudo, por mais simples que essa tarefa possa parecer, há muitas coisas a serem levadas em conta. Aprender a fundo o que é um marketplace e todas as vantagens que estar cadastrado em um traz, por exemplo, é essencial.
Isso porque um marketplace on-line tem diversas funções e usabilidades que podem beneficiar tanto um cliente quanto o próprio vendedor. Aqui, na ComSchool, você vai entender um pouco melhor sobre esse tipo de negócio e quais estratégias tomar para se destacar entre os outros vendedores.
O que é?
Afinal, o que é um marketplace? Nada mais é do que um portal de e-commerce colaborativo, isto é, um site que reúne ofertas de produtos e serviços de diversos vendedores. O cliente, estando em um único lugar, pode encontrar produtos de diversos fornecedores e marcas.
Um marketplace reúne lojistas e consumidores, como se fosse um shopping virtual. Assim, permite a comparação de produtos entre diferentes lojas com muito mais agilidade e praticidade para o cliente.
Por conta da quantidade de lojas presentes no mesmo espaço virtual, é muito comum que os produtos sejam bastante semelhantes ou até mesmo idênticos. Por isso que, para se diferenciar dos concorrentes, é preciso que o lojista agregue valor ao seu produto.
Como funciona?
Como vimos, a maior vantagem de utilizar um serviço como esse é a exposição que ele oferece. Porém, para utilizar esse poder ao máximo, é importante saber como funciona um marketplace.
Basicamente, o serviço será responsável por atrair tráfego para o site e, para isso, realizará campanhas externas. Além da divulgação, o marketplace é responsável por toda a parte eletrônica da operação, desde passar credibilidade e segurança ao cliente até processar o pagamento.
Por sua vez, o lojista deve estar preparado para receber esse público. Na relação direta entre marketplace e vendedor, é este quem vai verificar se os produtos anunciados estão no estoque e cuidar para que os banners não fiquem desatualizados.
O consumidor também é importante na operação. Ao comprar algo no marketplace, ele deve seguir os termos e condições de uso da plataforma para que a conclusão da compra seja um sucesso. Além disso, é essencial que o cliente contribua avaliando o vendedor. Assim, futuros clientes terão uma referência ao escolher aquela loja.
Taxas e comissões
Para o vendedor que pensa em colocar os produtos em um marketplace para fazer a intermediação de negócio, parece um serviço perfeito, não é mesmo? No entanto, existem alguns pontos que devem ser considerados ao colocar seu catálogo nessas empresas.
Primeiro de tudo, é importante verificar as questões de logística. Um marketplace que é capaz de entregar taxas de frete reduzidas e tem um sistema de entregas eficiente fará toda a diferença para a sua loja no futuro.
Depois disso, verifique as taxas e comissões que o serviço exige. Isso varia para cada plataforma, mas é comum que, a cada venda, o marketplace retenha cerca de 10% do valor do seu produto como comissão. Além disso, alguns serviços extras podem ser pagos, como o destaque de anúncios.
Por fim, esteja atento também à maneira como a plataforma permite que você se comunique com o seu cliente. Isso é crucial durante o processo de vendas on-line, por isso, é algo a ser levado em conta na hora de escolher com qual marketplace você irá trabalhar.
Opções de marketplace no Brasil
Agora que você já sabe o que é um marketplace e está por dentro de tudo o que deve procurar em uma plataforma, é hora de escolher a sua. Existem vários marketplaces no Brasil, cada um com um diferencial importante. A seguir, listamos alguns deles para você conhecer:
Shopee: a Shopee cresceu muito por conta de seus preços, que ficam em conta tanto para os consumidores quanto para os lojistas. A comissão é de 14% em cima de todas as vendas;
Amazon: a Amazon é uma gigante mundial no ramo dos marketplaces. No Brasil, a empresa oferece dois planos de venda (individual e profissional) com cobranças diferentes;
Americanas: o marketplace da Americanas cobra 16% de comissão por cada venda e está disponível só para pessoas jurídicas e empresas com CNPJ;
Mercado Livre: o Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina. Lá, você pode escolher diferentes planos de venda, com comissões que podem ser até mesmo gratuitas;
Magazine Luiza: também conhecido como Magalu, o marketplace está aberto apenas para lojas com CNPJ. A comissão é de 16% por venda;
Essas são algumas das opções que você tem ao escolher o marketplace ideal para a sua loja. Ao ingressar em qualquer um desses serviços, lembre-se de estar atento à maneira ideal de fazer sua loja crescer. Quando o diferencial é trabalhado, o preço passa a ser um fator secundário na decisão da compra.
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